As memórias do paladar
O paladar, muitas vezes, serve como uma porta para o passado, para as lembranças boas e ruins. Lembrança da comida caseira da mãe e da avó, ou até de algum fato que aconteceu enquanto estávamos saboreando um prato delicioso ou um nem tanto assim.
Enfim, nós sempre temos algum tipo de lembrança quando comemos algum prato em especial. Eu, por exemplo, quando como ambrosia, me lembro dos meus avós, pois quando eu era menor, sempre que ia visitá-los, havia um pratinho me aguardando. E era a melhor de todas!
Também, quando eu como um churrasco, em qualquer lugar, pode até não ter o mesmo gosto, mas eu sempre lembro dos almoços de família aos domingos. Aqueles que reúnem toda a família e que todos brincam, conversam e relembram bons momentos do passado.
Quer coisa melhor lembrar disso? Os acontecimentos, as histórias, as risadas, as lembranças de nossa família em volta da mesa... tudo volta com o sabor da comida!
Penso eu que todas as pessoas têm uma lembrança quando provam de uma certa comida, pois o paladar é como a nossa memória. Tudo acontece na ponta de nossa língua e, às vezes, é tão nítido que parece que ainda estamos vivendo aquilo. O paladar é realmente uma das melhores formas de lembrar do passado. É a forma mais segura de recordar os bons momentos de quando éramos menores e tudo era alegria. É a melhor forma de lembrar da nossa família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário